Começo com Fortim, que fica a somente 135 km ao Sul de Fortaleza.

Aqui não é o point a agitação. Mas é o lugar em que você encontra praias deliciosas, mangue e foz de rio que te fazem desejar voltar lá muitas vezes.

Uma oportunidade para descansar ou curtir em família ou com amigos.

O Pontal de Maceió concentra a maior quantidade de pousadas e pequenos hotéis. Frente a um vasto mar, uma praia deliciosa de areia branca e com vista às canoas dos pescadores, está o Hotel Vila Selvagem dos mesmos proprietários do Jaguaribe Lodge, que citarei mais adiante. É um hotel integrante do Roteiro de Charme, e um dos mais estruturados com chalés com ar condicionado, spa, piscina e agora conta com o restaurante estendido com essa vista incrível da praia.

Mas outros lugares estão pipocando por lá. É um reduto de franceses e vem atraindo muitos turistas da França, já que grande parte dos empreendimentos e terrenos são de propriedades deles.

Para os amantes do Kite, um dos melhores lugares do Brasil para iniciantes, porque é possível aprender em águas rasas, evitando muito perrengue e poupando seu precioso tempo para aproveitar mais cada hora de aula. A Escola de Kite é super bem estruturada, como descrevo abaixo.

Como chegar?

Do aeroporto de Fortaleza, leva menos de duas horas pela CE-040, rodovia que está em ótimas condições e toda duplicada para atingir esse paraíso.

O que fazer?

Passeios de buggy. Com certeza é a melhor pedida nessa região. Lá é permitido passear por algumas praias, caminhos com cactos e dunas. Um do passeios mais tradicionais é ir até a praia vizinha de Canoa Quebrada, mais movimentada, num cenário que mistura a imensidão das dunas e a modernidade e gigantismo das hélices de energia solar (a região é cheia de estações eólicas).

Passeio à cavalo pela praia. Para sentir a liberdade com um ventinho gostoso na cara e contemplando o mar infinito.

Visitar o Farol no pôr do sol. Seja de buggy ou caminhando, pare e admire o Farol.

Caminhadas. Pelas praias, que são extensas e tranquilas.

Passeio de barco regional no rio, com opção de pesca, para que gosta de estar mais em contato com a natureza, e indicado para famílias com crianças.

Kite, kite, kite. O Hotel Jaguaribe oferece uma escola de kite bem na praia do Canto da Barra, onde o Rio Jaguaribe encontra o mar. Excelente estrutura e Beach Bar, que oferece mesas na areia e também um restaurante agradável beira-mar. A escola é comandada pelo David, um francês e conta com vestiário com duchas, guarderia de equipamentos e bons professores.

Está vendo esse cenário incrível de rochas esculpidas pela maré? É do ladinho do Pontal, e você pode parar no restaurante local Cheiro Verde, bem simples e pé na areia, para comer um peixinho bem fresco ou um camarão.

Onde Ficar:

Pousada Vila Selvagem – Pontal de Maceió – uma das melhores estruturas de Fortim

Buganville Palace Hotel – O Buganville Palace Hotel oferece a seus hóspedes 64 apartamentos, divididos em 4 categorias diferentes. Mobiliados com requinte e bom gosto, as acomodações garantem o conforto e o bem-estar de quem viaja para Castro a negócios ou a lazer.

Hotel Jaguaribe Lodge & Kite – Praia Canoë – Os bangalôs são um primor de construção, em madeira de reflorestamento, ficam em um nível elevado preservando a flora da região, e interligados por plataformas. Tem a mais bela piscina da região, que é um convite ao descanso e o café da manhã com croissants e pan au chocolate deliciosos!

Restaurantes:

Essa matéria foi feita durante a pandemia, o que significa que quase todos os restaurantes estavam fechados.

Eu utilizei os restaurantes dos hotéis e deixo aqui minhas dicas e desejo de que os restaurantes que fecharam no pontal possam reabrir em breve!

Restaurante Jaguaribe Lodge: tem opções bem variadas, desde entradinhas tradicionais como dadinho de tapioca, pastéis, guacamole, quanto pratos com frutos do mar como o risoto com camarão ou polvo.

Restaurante do Vila Selvagem: já vale pela vista da praia. Mas o restaurante oferece ótima gastronomia, com carnes e peixes que misturam um toque francês (o proprietário é francês) e tempero dos pratos típicos do nordeste.

Restaurante de Praia: Canto Verde, bem simples, com peixes frescos, para sentir a sensação de estar em uma vila de pescadores.