Guajiru é um pequeno vilarejo localizado a apenas duas horas ao norte de Fortaleza. Um cenário de praias intermináveis, águas rasas, ondas pequenas e dunas e mais dunas. Os parques eólicos agora também compõem o cenário, já que o Ceará é a terra do vento.

O que fazer:

De Janeiro a Julho, época de relaxar com amigos e família, cultivar o ócio e as maravilhas dos cenários da região.

De Agosto a Dezembro, a pedida realmente é aprender ou praticar kite surf. Um dos points preferidos pelos velejadores, tem vento constante e é propício para fazer downwind. Para os iniciantes, pode-se aprender na lagoa do Jegue (flat e mais calmo que o mar), que fica a uns 20 minutos da vila. Para aprender, fale com o Jailson, do Guajiru Kite Center (GKC)

Passeios de stand up no Rio Trairi, também providenciado pelo GKC.

Passeios de quadriciclo: as praias são planas e perfeitas para passeios de quadriciclo. Um dos passeios te leva até a Lagoa das Almécegas, com direito a escolher um dos restaurantes locais e tomar um delicioso banho em águas doces. Quem leva: JB Passeios (@jbpasseios 85 99919 6826)

Passeios de buggy: um dos passeios mais pedidos é ver o pôr-do-sol nas dunas de Mundaú, uma paisagem realmente inesquecível. Super-recomendo! @flechiras_passeio_de_bugge 85 99809 7961.

Flecheiras é a vila mais animada perto de Guajiru, lá tem uma praça com muitas barraquinhas de comidas locais, vários restaurantes e bares em frente ao mar, esses mais agitados e com música ao vivo.

Onde se hospedar:

Pousada Rede Beach – Com sua beleza de tirar o fôlego, escondido na tranquilidade tropical de coqueiros, mas com ótima localização.

Vila Vagalume – Também com excelente localização, a Pousada Vila Vagalume é pé na areia e tem um astral muito gostoso. Com seus 34 quartos amplos, piscina agradável e lounge frente mar, é perfeito para quem procura um clima de tranquilidade e privacidade.

Zorah Beach – Em um ambiente rodeado pelas belezas da praia você encontra o Zorah Beach Hotel, com um estilo inspirado no espírito asiático com toques tropicais. É o resort mais top da região e fica mais afastado, conferindo ainda mis exclusividade aos hóspedes. Sofisticação, ótima gastronomia e uns bangalôs de praia que te fazem sentir no paraíso!

The Coral Beach Resort – Um empreendimento internacional que possuem casas frente mar, outras nas dunas, lofts e um delicioso Beach Club com piscina que serve o café da manhã e demais refeições. Fica um pouco afastado da vila (1 km caminhando pela praia ou de carro 25 minutos para o centrinho de Guajiru).

Quem leva: Landscape Best Trips

Dicas Ana K:

– Se puder, vá no período de lua cheia. Além do cenário encantador de vê-la “nascendo” no mar, ocorre a formação de várias piscinas naturais, que tornam o cenário ainda mais sedutor.

– Longe GKB : mesmo se você não pratica kite, o lounge é agradável, tem uma vista linda e serve bebidas, aperitivos e pratinhos feitos bem gostosos. A novidade é a lagosta (depende da época) com salada. O Açaí com amendoim, granola e banana também é uma delícia.

– Num cenário mais elegante, o Hotel Zorah Beach tem um dos melhores restaurantes da região. Tudo é bem servido e muito gostoso.

– Se você quiser apenas relaxar com a família, evite a época mais movimentada dos kite surfistas (Agosto a Dezembro), pois as praias ficam lotadas de kites, pranchas e barras com linhas por todo lado.

– Quer comer um polvo fresco e delicioso? Vá no restaurante da Toinha, em frente à Pousada Rede Beach, que tem um ambiente simples e acolhedor, e frutos do mar macios. Vá sem pressa!