Vamos nos deliciar com o melhor da gastronomia no Peru, da América Latina e também uma das melhores do mundo?
Acabei de voltar de lá, e entre todas as maravilhas vividas, que logo logo vou te contar, me apaixonei pela sua gastronomia… o que é meio óbvio, né?
O país tem sido o holofote da América do Sul em termos gastronômicos:
- 2012 a 2016 – South America’s Leading Culinary Destination 2017 pela World Travel Awards
- 50 Best da América Latina – campeão das 5 edições já feitas
E acumula muitos outros prêmios…
Influências gastronômicas
Percorrer a história e aprender um pouco mais sobre essa rica gastronomia. Tive uma boa aula em Lima, assistindo a uma palestra promovida pela PromPeru, com um dos embaixadores da culinária peruana, o chef Javier Ampuero, que você confere no vídeo abaixo. Ele traçou em uma linha do tempo com as influências culinárias do seu país:
1) Inicialmente a base foi a cozinha dos andes, tanto a culinária do dia a dia quanto a usada em cerimoniais e rituais andinos. Daí vem os ingredientes mais acessíveis, como raízes (maca) os tubérculos (batatas com suas 3.500 espécies no país) e cereais (quinoa, amaranto, etc.). Um exemplo dessa culinária são as sopas, os caldos e os guisados.
Confira o melhor seguro para suas viagens!
2) A época que o Peru era uma colônia de dominação espanhola trouxe para sua cozinha uma fortíssima influência árabe, lembrando que os mouros ocuparam por mais de 700 anos toda a Península Ibérica. Eles contribuíram com a utilização da cebola, com a introdução do cultivo do trigo e o aprimoramento de recheios como os da empanada…. hmmm. Além da influência árabe, a comida do país passou a ter influência europeia da França, Suíça…
3) Os negros chegaram no país como escravos juntamente com os espanhóis, trazendo sua cultura de comidas bem condimentadas, e introduziram a preparação de pratos com sangue de frango (sangrecita), tripas (choncholí) e vísceras. Também contribuíram com as sobremesas açucaradas feitas com cana de açúcar.
4) Comida dos Conventos e Mosteiros
As monjas também tiveram um papel importante na culinária peruana, introduzindo doces maravilhosos como a torta Bola de Oro e o Tocino del Cielo.
5) Na época da República vieram os chineses e japoneses dar seu toque oriental, os primeiros incorporando o arroz, o lomo saltado e várias especiarias orientais, e os japoneses trouxeram suas técnicas e os cortes sutis dos peixes, mariscos, e o ceviche, que se transformou em um dos pratos mais tradicionais do Peru.
6) Posteriormente, a cozinha nova andina nos anos oitenta deu o toque final à gastronomia peruana. Liderada por grandes nomes da cozinha do país, como Gastón Acúrio, foi o movimento que resgatou os ingredientes das antigas tradições andinas, mas agora utilizando-se das novas técnicas de elaboração da alta cozinha contemporânea.
Esse resultado, fruto dessa linda fusão de diferentes culturas, costumes e tradições, que teve início na fase pré-inca, até a mais contemporânea das gerações, é o que faz a gastronomia no Peru ser tão especial.
E para terminar essa viagem gastronômica, deixo abaixo minhas melhores recomendações de onde provar as maravilhas da comida do Peru!
Mas antes acompanhem a entrevista com um dos chefs mais queridos, Javier Ampuero, grande nome atual da cozinha peruana, professor do Le Cordon Bleu, embaixador da comida peruana nos eventos gastronônimos internacionais e proprietário do Candela Cocina Artesanal:
Top recomendações Ana K Restaurantes no Peru:
Primeira dica: como o chef convidado de hoje, Javier Ampuero disse, o mais legal é provar a comida de rua, das barraquinhas e estradas. De bebidas prove a frutillada, que é feita com morangos fermentados e claro, o pisco peruano. De comidas não pode faltar ceviche, o lomo saltado (fatias de filé com batata, cebola, arroz e batatas fritas) e a pachamanca, prato típico dos Andes preparado debaixo da terra, uma espécie de cozido com carne bovina, carne de porco, frango e cordeiro, batata, batata doce, feijão, milho, banana juntamente com ervas e pimenta ají.
Restaurantes em Lima
Bairro de Miraflores
Concentra a maioria dos restaurantes:
Candela Cocina Artesanal – A essa altura já assistiram à entrevista, dispensa apresentações. Comida artesanal e caseira a preço não tão caro. Não deixe de provar o ceviche, por favor!E não se esqueça de reservar antes.
Maido – Foi recentemente eleito o melhor restaurante pelo 50 Best da América Latina. O chef “Micha” Mitsuharu apresenta uma genuína experiência nikkei, reflexo da influência japonesa na gastronomia peruana. Só com reservas.
Central – Arte e gastronomia, com uma apresentação impecável e refinada e uma alta gastronomia que já lhe rendeu o quarto lugar do mundo entre os restaurantes pela revista inglesa Restaurant. Reserve com muita antecedência!
Tanta – Inúmeros restaurantes espalhados em todo o Peru, até um no aeroporto, já com preços mais convidativos (ufa!) .Comida rápida e saborosa, entradas, pratos principais e sobremesas deliciosas. O lomo saltado é delicioso e super bem servido!
Bairro San Isidro
Astrid & Gastón – Localizado numa casa incrível que foi a sede da fazenda que dá nome ao Bairro, já foi considerado o melhor restaurante da América Latina, tem cozinha peruana com técnicas europeias sob a direção do aclamado chef Gastón Acúrio. Sempre trazendo novidades em seu menu, tem entradas deliciosas e uma seleção incrível de peixes e frutos do mar. Somente com reservas.
Bairro de Barranco
Região mais boêmia, ótimo para um fim de tarde ou jantar mais informal:
Cala – Bar e restaurante bem na frente do mar, tem um bom ceviche e ótimos coquetéis.
Bairro de Pueblo Libre
Café Museo Larco – Não deixe de ir ao Museo Larco em Lima e também parar em seu restaurante, aberto todos os dias do ano, das 09h00 da manhã às 10h00 da noite (consulte datas comemorativas). Eu provei a sopa de cebola, o peixe e mousse de lúcuma, tudo delicioso…
Restaurantes em Cusco
Chicha – Cozinha regional com ingredientes locais e a técnica do chef Gastón Acúrio. Tem também em Arequipa.
MAP Café – Fica dentro do Pátio do Museu de Arte Precolombino, e é uma excelente opção tanto para almoçar quanto para jantar. Provar o pisco delicioso que eles fazem lá vale a pena!
Cicciolina – Agradável ambiente, é uma bodega, bar de tapas e restaurante, e ainda tem uma padaria que serve um delicioso café da manhã.
Limo – Cozinha nikkei, com vista para a Plaza de Armas.
Agradecimentos:
Milagros Ochoa de Koepke, Turismo e Imagem, Escritório Comercial do Peru no Brasil