Drops Hotel em Santiago – Bairro de Lastarria
Confira o melhor seguro para suas viagens!
O charmoso Bairro de Lastarria, que fica no centro de Santiago é uma nova e boa opção para quem quer conhecer a capital chilena, com a tranquilidade de um bairro central e residencial, mas também histórico, boêmio e com bastante entretenimento! Ele pode ser comparado à Vila Madalena, o famoso bairro de São Paulo.
A origem de Lastarria, conhecido também como Bairro Bellas Artes, foi a construção da Igreja de Vera Cruz, em 1.857 (hoje declarada monumento histórico), em homenagem a Pedro de Valdívia, o conquistador espanhol que fundou a cidade e que viveu nessa área. Mas o nome do Bairro vem de José Victorino Lastarria, um escritor liberal, político e diplomata que fundou a Sociedade Literária de Santiago.
Famoso historicamente pelos importantes personagens que viveram por lá, desde artistas, escritores, arquitetos, pintores e novelistas, o bairro vem sendo todos os dias remodelado, desde o Cerro de Santa Lucía, a criação do Parque Florestal, a construção do Palácio Nacional de Bellas Artes e a restauração das fachadas e recuperação de antigas construções.
Aqui fica o Museu de Arte Contemporanea (MAC), o Museu de Artes Visuais (MAVI), o Museu Bellas Artes, o Museu Arqueológico de Santiago e o Museu de La Merced. Além de muitos teatros, centros culturais com muitos espetáculos, exposições, música e artes plásticas.
Alí tem um calçadão tradicional que fica na Rua Lastarria, entre as ruas Rosal e Merced, que abriga uma feira de antiguidades muito interessante que funciona de quinta a domingo, das 10:00h às 20:00h (http://www.barriolastarria.com/feria_antiguedades_barrio_lastarria.htm)
O Bairro também é um polo gastronômico para quem gosta de boa comida, com diferentes tipos de cozinha para todos os gostos: desde os mais tradicionais, como o bistrô francês Les Assassins (1.965) e o italiano Ristorante Squadritto, até os modernos Tambo comida peruana e o Mulato, contemporânea de autoria com o que há de melhor no dia a dia do Mercado Central.
O Bairro de Lastarria oferece excelentes opções de hotéis. Eu fiquei no Hotel The Singular 5 *, muito bem localizado, com uma vista para o Parque Florestal e próximo ao Cerro San Cristóbal. Um serviço de primeira, quarto confortável, um bar rooftop com vista incrível e um restaurante The Singular de frutos do mar no térreo, com almoço das 12:30 às 15:30, e jantar das 19:30 às 22:30. Os valores dos quartos, espaçosos e confortáveis, começa a partir de US$ 189,00 (Quarto Patio), e chega a US$ 689 (The Singular Suite).
Caminhando pelo Parque Florestal, você chega na famosa Plaza Italia, a “Av. Paulista” dos chilenos no que se trata de local de protestos, comemorações esportivas, religiosas, marchas estudantis e de trabalhadores.
Dali, cruzando a ponte Pio Nono caminhando já está no Bairro Bella Vista, que tem uma intensa atividade cultural, eventos, uma vida noturna excelente, muitos bares, restaurantes, teatro, galerias…
O Patio Bellavista, aberto em 2006, concentra grande parte desses lugares, onde eu destaco o que eles chamam de Vino Bar e restaurante Barrica 94.
A famosa Calle Constituición fica ali mesmo, com seus tradicionais restaurantes Como Água para Chocolate , e o Peumanyén Ancestral Food , com suas receitas de peixes, carnes exóticas andinas e entradas originais.
Com tantas opções de hospedagem, de passeios, bares e restaurantes, tudo fácil acesso e a curtas distância, o Bairro de Lastarria e seus arredores são excelentes lugares para vc curtir essa linda capital do Chile!
Agradecimentos: