Hoje o drop é sobre treinamento necessário para se fazer uma viagem ativa

Aulus Sellmer em uma das provas que acompanhou na Europa pela Rádio Eldorado

Você já pensou em tirar uns dias de férias para encarar algum desafio, uma viagem ativa, como fazer uma caminhada, um trekking, uma corrida, uma prova de bike, o Caminho de Santiago de Compostela ou quem sabe, um dia, subir o Monte Everest? Por que não? Trace um objetivo para suas próximas férias!

Depois de definir um roteiro mais ativo, vem a pergunta: como se preparar para conquistar esse objetivo? Quais são os tipos de treinamento, quanto tempo você vai precisar, é cuidados com nutrição, suplementação, preparação psicológica…

 

Espero poder te botar uma pilha para que você dê o primeiro passo e se prepare para um novo desafio!

 

E para isso, entrevistei Aulus Sellmer, atleta, administrador e preparador físico, especialista em treinamento e em qualidade de vida, proprietário da empresa de Assessoria Esportiva 4any1, e ainda colaborador da Rádio Eldorado e revista Contra Relógio.

 

Com mais de 25 anos de experiência, Aulus é a pessoa para orientar e incentivar o seu novo projeto de viagem ativa, seja qual você escolher. Ele acredita que além da preparação física, todo desafio é possível desde que você acredite que seja capaz de conquistá-lo.

 

Abaixo, alguns exemplos de como você pode se preparar para várias modalidades de viagens ativas:

Foto de Eduardo Quintino

Aulus no Cebreiro – Caminho de Santiago de Compostela

Confira o melhor seguro para suas viagens!

Trekking

 

Tempo de preparação: 3 meses.

 

Muito importante saber a altimetria do terreno que você vai encarar, quantos quilômetros terá o percurso, se vai precisar de mochila e quantos quilos vai levar dentro, as condições climáticas (temperatura, vento), se vai acampar ou não, entre outros fatores. Só depois dessas informações é possível montar a um bom treinamento.

 

O treino básico que ele recomenda, não só para o trekking, mas para as modalidades que cito a seguir tem três partes:

 

1 – Fortalecimento muscular: praticar cross fit, pilates ou musculação, por exemplo.

 

2 – Atividade Aeróbia – 3 a 4 vezes por semana. Ex: corrida, caminhada, bike.

 

3 – Flexibilidade – Aulas de alongamento, ioga.

 

Bike na Floresta Encantada – foto de Eduardo Quintino

Prova de Bike

 

Tempo de preparação: 4 a 6 meses

 

Treinar 3 a 4 vezes a parte aeróbia e deixar os finais de semana para treinar a parte específica (se sua prova incluir montanhas, por exemplo, você tem que encarar treinos com aclives e declives para simular as condições da prova).

 

Na verdade o tempo e a quantidade do treino vão depender principalmente de três fatores do desafio que vai realizar:

 

1 – Intensidade (se o exercício é leve, moderado, forte)

2 – Volume (quantas horas por dia de exercício)

3 – Frequência (quantas vezes será praticada)

 

Caminho de Santiago de Compostela

 

Tempo de preparação: 3 meses para fazer o caminho mais curto (1 semana).

 

Se for o caminho completo, é preciso se preparar com muito tempo de antecedência e chegar realmente bem condicionado, já que se caminha por mais de um mês, aproximadamente 20 km por dia.

 

O treinamento muscular deve ser de no mínimo 2 x por semana.

 

Outro fatores precisam ser levados em consideração nessa viagem: problemas com bolhas, com o calor, uso de equipamentos confortáveis e adaptados, o peso da mochila e o que você vai levar nela, os bastões que serão utilizados, a suplementação específica e a preparação mental que também é fundamental.

 

Aulus Sellmer no Caminho de Santiago de Compostela – Foto de Eduardo Quintino

 

Impossível? De jeito nenhum!

 

Mas é um projeto longo. Primeiro tem que começar com outras montanhas para se chegar lá.

 

Você tem que estar muito bem preparado fisicamente. É preciso dominar técnicas verticais e ter conhecimentos específicos de alpinismo.

 

A aclimatação é outro fator importantíssimo. Muitos atletas bem treinados não conseguem conquistar seus objetivos porque não conseguem se aclimatar ao ar rarefeito, já que o fator genético conta e pode ajudar ou prejudicar qualquer aspirante ao cume.

 

O treinamento é profissional, sério e específico, baseado em muitas informações técnicas, além da preparação física e mental.

 

Equipe de Nutricionista , fisioterapeuta e médicos também estarão dentro do pacote Everest.

 

Aulus não só treina atletas para subir o Monte Everest como também já fez a cobertura para a Radio Eldorado da subida de brasileiros e até acompanhou alguns em parte da montanha. Foi um ano difícil, em que infelizmente houve muitas avalanches e mortes na montanha. Sim, esse é um desafio perigoso…

 

Mas muito brasileiros e brasileiras J já encararam e conquistaram esse objetivo!

 

Quer saber mais? Tem dúvidas quanto aos treinos? Deixe aqui sua dúvida que Aulus te ajuda a treinar!

 

Deixe suas dúvidas que ele pode te ajudar a sair do marasmo e sedentarismo para encarar um bom desafio nas suas próximas férias! Anime-se!! E assista ao vídeo com a entrevista no meu canal de youtube:

Agradecimento a Eduardo Quintino (Fotos).