Instituto Moreira Salles agora na Avenida Paulista
Confira o melhor seguro para suas viagens!
Cultura trazida pela iniciativa privada. Visitar o Instituto Moreira Salles é um ótimo programa de final de semana ou se puder, a qualquer dia da semana, com direito a entrada gratuita para o centro cultural.
O Instituto Moreira Salles abriu as portas recentemente e ocupa uma posição estratégica na Avenida Paulista.
Faz parte de uma entidade civil sem fins lucrativos, que possui centros culturais em Poços de Caldas e no Rio de Janeiro e um rico acervo fotográfico com mais de dois milhões de imagens, além de uma importante coleção de música, e literatura.
Só de entrar nesse edifício que foi projetado por Andrade Morettin Arquitetos
dá uma sensação de bem-estar, onde você se depara com uma muita luz natural infiltrada, uma vista privilegiada da Avenida Paulista, pé direito duplo e uma belíssima recepção, com a visão das escadas que sobem até o sétimo andar e que ficam entre um manto de vidro translúcido que cobre o edifício e um bloco maciço vermelho que protege as obras.
Você precisa subir dois lances gigantes de escada rolante para chegar na recepção, que está no quinto andar, onde localizam-se também o guichê de informações, bilheteria, guarda-volumes, o café restaurante e a lojinha.
O IMS promove exposições, eventos e música gratuitos, cinema (por R$ 8,00 a entrada inteira), palestras, cursos e oficinas (um curso de história da fotografia com 4 aulas custa R$ 200,00).
Confira as exposições que estão em Junho no IMS:
Na Galeria 1: Ilhas Flutuantes – vai até 26 de agosto de 2018
É uma vídeo instalação de Douglas Gordon, quase um oásis colorido e sonoro, em contraste com todas as outras exposições fotográficas em tons de cinza, onde o artista escocês traça uma relação entre a transparência e reflexos presentes no impressionismo de Monet com a consistência e imobilidade de algumas obras de Cézanne.
São Paulo fora de alcance – até 26 de agosto de 2018
Fotos de bairros da cidade feitas no período de 2012 e 2013, em preto e branco, por Mauro Restiffe
Na Galeria 2: Seydou Keïta – até 29 de julho de 2018
Linda retrospectiva do fotografo maliano Seydou Keïta, com trabalhos feitos entre 1.949 e 1.962. Ali retrata modernidade e tradição da época, usa símbolos tradicionais, como as estampas coloridas dos vestidos, e objetos como automóveis e rádios, grandes emblemas do sucesso econômico e de um estilo de vida ocidental.
Vale muito a pena, eu filmei somente os tecidos africanos porque a sala estava escura em virtude de um problema técnico. E assim não tira a graça da sua visita!
Na Galeria 3: Conflitos: fotografia e violência política no Brasil 1889-1964
Reúne relevantes fotografias de movimentos, revoltas, revoluções e guerras civis desse período.
Quer saber a programação de cinema?
Confira aqui a programação
Instituto Moreira Salles – São Paulo
Avenida Paulista, 2424
CEP 01310-300 – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2842-9120
Horário de visitação: de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h