Desvende os mistérios da Ilha de Páscoa
Iorana, no dicionário do povo ancestral Rapa Nui, que habita a Ilha de Páscoa, quer dizer Olá.
Essa ilha fica no meio do Oceano Pacífico, na Polinésia, mas pertence ao Chile. Um lugar mágico, onde a cultura, história, população e lendas nos faz viajar em seus mistérios.
Como chegar?
A Latam tem voos diários que saem de Santiago à Ilha de Páscoa. Como os habitantes da ilha tem subsídios com a cia aérea, e os turistas provenientes do mundo inteiro lotam o voo, recomendo planejar sua viagem com muito tempo de antecedência. O voo é longo e dura quase seis horas para chegar, e um pouco menos para voltar a Santiago (sim, isso mesmo).
Sua História
É impossível falar da Ilha de Páscoa sem contar um pouco das suas lendas e de seus mistérios.
A Lenda do Homem Pássaro – Diz a lenda que todo ano a comunidade Rapa Nui realizava sua tradicional competição do homem pássaro, em que as tribos disputavam um maior controle com representantes tinham que conseguir o primeiro ovo do pássaro manutara (hoje extinto). Para isso, seus representantes tinham que nadar 2 km até uma pequena ilha perto de Orongo, enfrentar penhascos, a forte correnteza do mar e escalar de volta parte da cratera do Rano Kau .
Mistérios do Moais
Jo Anne Van Tilburg escava o moai
Confira o melhor seguro para suas viagens!
A Ilha de Páscoa é tradicionalmente conhecida pela imagem dos moais, aquelas esculturas esculpidas em pedra, espalhadas por toda a ilha, datados de 1.500 anos atrás (há muitas teorias afirmando que são muito mais antigas). Mas sua história é um verdadeiro mistério para a arqueologia. Estudos recentes revelaram que os moais também tem corpos, e podem medir até 10 metros. Além disso, eles encontraram misteriosas inscrições nas costas das estátuas, ainda não decifradas, e calculam que seu peso pode chegar a 90 toneladas. (foto)
Onde Ficar
Hotel Hangaroa
Esse hotel, que fica a 5 minutinhos da vila, foi eleito em 2017 pela conceituada revista Condé Nast como o melhor resort do Chile (Traveller’s Choice). Foi um investimento de US$ 50 milhões de dólares, e sua construção foi inspirada nas aldeias cerimoniais do Orongo.
Os quartos são amplos, têm 80 m2, uma arquitetura orgânica e nenhuma quina, para deixar fluir a energia. As cores do hotel se misturam à terra e de longe ele se mescla ao cenário natural da própria ilha.
O restaurante tem uma linda vista para o mar e os pratos são bem servidos, com muitos peixes e frutos do mar e aquele toque polinésio.
Gostam de dizer que são o único hotel 5 estrelas da Ilha e o único a ter um spa completo.
Você pode optar por um dos três programas que o Hotel oferece: Discovery, com meia pensão, transfer in e out e um passeio de meio dia por noite, Experience, que tem tudo o que inclui o Discovery mais pensão completa e um passeio a mais por noite de hospedagem ou o Dream, que somente inclui café da manhã.
Outros hotéis que recomendo:
Explora – Fica mais afastado mas possui aquele charme e elegância da cadeia chilena de hotéis explora.
Conhecendo a Ilha de Páscoa
Além dos passeios tradicionais para os sítios arqueológicos, você pode fazer passeios de bike, trekking e um excelente mergulho na ilha.
Vem comigo conhecer as principais atrações da Ilha Rapa Nui!
Cratera do Vulcão Rano Kau
Essa cratera alucinante concentra parte da água doce da ilha, e por isso em seu interior possui uma rica diversidade de frutas, flores, plantas medicinais e árvores. Ela é gigante, tem 1,6 km de diâmetro e no seu interior uma lagoa de 11 metros de profundidade.
Impossível parar em seu mirante e não ficar atônito com a beleza e a grandiosidade dessa cratera!
Orongo
Pertinho de Rano Kau, fica Orongo, uma das aldeias de cerimonial mais importantes da ilha, em termos culturais. Era aqui que acontecia a competição do Homem Pássaro.
Percorrendo uma trilha de curta 1 km pode-se avistar as casas restauradas com sua arte rupestre e se maravilhar com a vista da ilhota e do Oceano Pacífico.
Tahai
Esse Parque Nacional antigamente era utilizado para cerimoniais . Remonta ao século VII e tem um complexo de 3 plataformas (ahu) diferentes, sendo que em um deles você pode ver um moai com olhos de coral.
Te Pito Kura
É um sítio arqueológico que contém o maior moai já erguido em uma plataforma cerimonial, que pesa 90 toneladas e tem 9,45 m.
Além do moai gigante, o local também tem uma pedra sagrada, cuja lenda diz que ela foi trazida da terra sagrada dos ancestrais Rapa Nui.
Anakena
Esse cenário vai fazer você pensar que está em uma praia brasileira. Palmeiras, areias brancas, mar com águas cristalinas, até se deparar com mais moais na plataforma e dar-se conta quão distante está do Brasil. Anakena oferece uma estrutura melhor, tem sanitários que podem ser utilizados mediante uma módica contribuição, um bar-restaurante de praia e mesinhas com cadeiras de madeira embaixo dos coqueiros.
Eu me arrisquei a entrar no mar e não me arrependi! Claro, a água é bem mais gelada que o nosso par do Atlântico…
Tongariki
É a plataforma de moais mais conhecida internacionalmente. Com razão. Possui 15 estátuas majestosas que ficam de costas para o mar. O sítio arqueológico foi restaurado nos anos 80 depois que um tsunami de 1960 devastou o lugar.
Ana te Pahu
Um lugar diferente. Uma cova subterrânea formada pelas lavas de sucessivas erupções vulcânicas que já foi foi fonte de água fresca e portanto de cultivo de uma diversidade de plantas. Também foi utilizada como lugar de proteção durante o período de guerras civis.
Poike
Fiz um belo trekking a Poike, um dos três vulcões que formaram a ilha há milhões de anos atrás. O grau de dificuldade é médio, dura em média 3 a 4 horas, e as vistas são muito gratificantes!
Kari Kari
Imperdível. Esse centro cultura mostra através da música e da dança um pouco da cultura quase extinta Rapa Nui. Fica na vila
Dicas importantes:
- Planeje sua viagem à ilha com muita antecedência e adquira o quanto antes a passagem aérea, que não custa pouco.
- A ilha é um No Drone Zone, ou seja, se vc tem aquela vontade de levar seu drone e fazer umas imagens aéreas espetaculares dos moais, esquece! O meu foi passear lá e voltou L sem ser usado…
- Proibido tocar nos moais,
- Observe de longe os monumentos, as plataformas,
- Não caminhe sobre pastos, áreas não permitida ou ande nas estruturas de pedra
- Não leve nenhum objeto natural da ilha, como pedras, pedaços de madeiras, etc.
- Não compre souvenirs que não são provenientes de fontes renováveis, como pedaços de corais,
- Nunca deixe lixo espalhado na ilha,
- Acampar é proibido.
Agradecimentos a Hotel Hangaroa e a João Araujo Promoção.