Conheça o Parque dos Templos, pertinho de São Paulo, onde ficam os templos Kinkaku-ji e Enkoji!
“O caminho não está no Céu. O caminho está no Coração.” Sidharta Gautama – O Buda
Você está cansado de fazer os mesmos programas de fim de semana? Ou sente-se estressado, triste e precisa relaxar? Conheça os Templos Kinkaku-ji do Brasil e o Enkoji.
Ai vai mais uma dica Ana K para você que mora em São Paulo e região. Que tal passar um dia inteiro em um local que emana paz, em meio a mata atlântica, observando pássaros, peixes , tartarugas e patos em um lago calmo e apreciando as cerejeiras e um lindo jardim japonês?
Estou falando em visitar o Parque Vale dos Templos, localizado a menos de uma hora da cidade (33 km) de São Paulo. O ingresso custa R$ 5,00 .(Consulte atualizações)
É lá que fica o “Vale dos Templos”, que abriga:
- Uma réplica em escala natural do Kinkaku-ji (Templo Dourado), inaugurado em 1976. O origina fica na cidade de Kioto, no Japão.
- O Templo Enkoji (Templo do Círculo Luminoso), inaugurado em 2001, voltado a ensinamentos, meditação e música budista.
Confira o melhor seguro para suas viagens!
Kinkaku-ji do Brasil
É um empreendimento privado, ecumênico e um cinerário, diferente do templo original japonês, que é um templo de orientação zen-budista.
Em seu interior dourado e revestido com cedro, existem salas onde se realizam cerimônias ecumênicas como missas, batismos, casamentos e também cerimônias fúnebres pós-cremação seguindo o rito japonês e o costume de preservar as cinzas dos seus ancestrais (tem mais de 5 mil nichos permanentes em seu interior).
Seu idealizador foi o americano Alonzo Bain Shattuck, que viveu por 15 anos no período pós-guerra no Japão, e contratou o arquiteto Takeshi Suzuki e os escultores japoneses Noburo Norisada e Kanto Matsumoto.
Templo Enkoji
A poucos metros do Kinkaku-ji está o Templo Enkoji, um templo da tradição Zen, fundado por Tensho Ohata.
Lá são feitas cerimônias budistas, meditação Zazen orientada por um monge, ensinamento de músicas, cursos, retiros e demais práticas de todas as escolas budistas. A participação da meditação é gratuita e aberta a todos.
Embora estejam dentro do mesmo parque, os Templos tem administração diferentes, embora trabalhem em conjunto desde a fundação do Enkoji.
Como chegar:
Saindo de São Paulo, pegar a Rodovia Regis Bittencourt (BR 116) sentido Curitiba. Colocar no GPS o endereço: Rua Camarão, nº 220, Chácara das Palmeiras, Itapecerica de Serra – SP. Quando estiver chegando, pare no estacionamento do Templo Kinkaku-ji, para entrar em grande estilo pelo grande portão de madeira, percorrer o jardim japonês e os jazigos familiares em granito negro ao longo da trilha íngreme que leva aos dois templos
Dicas Ana K:
– Ligue antes e se informe dos horários das cerimônias e mudanças que podem ocorrer. Nunca vá confiando nas informações do site, que podem estar desatualizadas.
– Tem uma parte de estrada de terra, prepare seu carro e não vá em dias chuvosos!
– Leve lanches para fazer piquenique, o local NÃO conta com bares nem restaurantes, mas conta com mesas, quiosques para piquenique, churrasqueiras e banheiros.
– Uma curiosidade é que entre os nichos de cinzas, a maioria de famílias japonesas, encontra-se o nicho do autor de novelas Cassiano Gabus Mendes.
– Infelizmente o local não tem acessibilidade a portadores de deficiência de locomoção ou que precisam andar em cadeiras de rodas.
– Não é permitido acender velas no Templo (permitido incenso), é preciso manter o máximo de silêncio e a autoridade é o monge.
Informações Gerais:
Endereço:
Rua Camarão, nº 220, Chácara das Palmeiras. CEP 06872-390 Itapecerica de Serra – SP.
Horário de funcionamento: Terça à Domingo das 09h às 16h. (confira antes de ir se não houve alterações no horário e preço da entrada).
Valor da entrada: R$ 5,00
Funcionamento:
O Templo Kinkaku-Ji abre suas portas todos os segundos domingos do mês, a cerimônia memorial geral acontece às 11h00.
Mas a partir das 10h00, no Templo Enkoji acontece a meditação. Antes era conduzida pelo monge Ohata, mas após sua passagem quem está fazendo a cerimônia é o Monge Luiz C. Rusilo, de Minas Gerais (confirmar informações no período da visita).
Outros horários para cerimônias familiares, devem ser agendados pessoalmente, por e-mail com a administração do Vale dos Templos e do Kinkaku-ji, (Grupo Memorial), ou pelos tels.: (11) 4666-4895, (11) 4667-8121.
Atividades de meditação, palestras, encontros ou outras ações de treinamento e prática budistas promovidas pelo Templo são divulgadas no site ou no próprio Templo Enkoji . Aceitam contribuições espontâneas.
E-mail: [email protected]
Telefone e WhatsApp: 11 97093-2499 Marcos
Site: http://temploenkoji.org.br/
facebook: www.facebook.com/temploenkoji
youtube: www.youtube.com/c/Enkoji